voltar Contaminação de partículas
Primeira simulação do blog, vamos começar contaminando algumas partículas?Achei interessante reproduzir um ambiente de contaminação por aproximação de partículas, colocando algumas \(N - 1\) partículas saudáveis e apenas uma partícula contaminada.
Vamos precisar de um ambiente para a simulação, utilizaremos um retângulo de altura/largura de acordo com o dispositivo que esteja visualizando, onde vamos adicionar algumas partículas, sendo representada por um círculo de raio \(r\) com coloração diferenciada entre as saudáveis (esverdeada) e contaminadas (avermelhada). A movimentação das partículas são totalmente aleatórias e a contaminação ocorre quando uma partícula contaminada encosta em uma partícula saudável, só isso!
Um pouco de matemática, os cálculos das contaminações são realizados entre as partículas com base na fórmula de distância entre dois pontos:
\[D_{AB} = \sqrt{ (x_B - x_A)^2 + (y_B - y_A)^2 }\]Logo quando a soma entre os raios das partículas \(r_A + r_B\) forem menor que a distância entre essas partículas:
\[D_{AB} < r_A + r_B\]a partícula saudável se torna contaminada.
O código fonte pode ser visto no repositorio:
Contaminação de Partículas
Veja simulação
Obrigado por ler até aqui… :)